Blog

5 dicas para entregar um imóvel alugado

5 dicas para entregar um imóvel alugado

Tempo de leitura: 4min
 

Entregar as chaves do seu imóvel alugado não precisa ser motivo de tensão e dor de cabeça. O contrato de locação contém uma série de deveres que precisam ser cumpridos no momento da entrega do imóvel. Porém com organização é possível deixar o imóvel pronto para entrega sem estresse.

Quer uma ajuda com essa difícil tarefa? Então veja 5 dicas para você realizar a devolução do imóvel da forma correta.


5 dicas para entregar um imóvel alugado:


Aviso prévio

Se o contrato terminou e você não tem interesse em renovar, é preciso comunicar ao proprietário imediatamente. As regras para a data de entrega variam de acordo com o prazo de encerramento do contrato de aluguel.

Você também pode optar por sair do imóvel antes do término do prazo estabelecido no contrato de aluguel. Geralmente esse documento prevê uma multa proporcional ao tempo remanescente do contrato.

 

Tenha a vistoria inicial

Você se lembra daquela vistoria que você fez antes de se mudar para o local? Na época, ela serviu para garantir que o imóvel estava em plenas condições de uso e conservação. Mas a vistoria inicial também vai ser muito importante no momento da entrega das chaves.

Essa vistoria descreve em detalhes como estava o imóvel antes de ser usado por você. A propriedade deve ser entregue nas mesmas condições em que foi recebida, essa é a regra mais importante e aquela geralmente dá mais dor de cabeça entre locador e locatário. Por isso, esta dica e a próxima são fundamentais para encerrar esse processo sem maiores complicações.

 

Leia também: Tour virtual para comprar ou alugar casa? As visitas virtuais de imóveis tem crescimento de 158%


Realize os reparos

Observe atentamente para cada detalhe do imóvel e, a partir da vistoria inicial, identifique quais reparos precisam ser realizados antes de devolvê-lo ao proprietário.

A pintura é um item que na maioria das vezes precisa ser renovado. Se o imóvel foi entregue com uma pintura nova, e você ou outros integrantes da casa sujaram as paredes de alguma forma, é preciso pintar novamente. Fique atento para usar a mesma cor e marca de tinta que estão especificadas no laudo da vistoria.

 

Acompanhe a vistoria final

Agende a vistoria com até 5 dias de antecedência com a imobiliária. Se não for possível acompanhar a vistoria, peça que alguém da sua confiança faça isso. Caso esteja tudo certo, o proprietário ou a empresa contratada vai dar o parecer favorável e o imóvel está preparado para a devolução.

Se você ou a outra parte não concordarem em algum item, esse é o momento de conversar e negociar a melhor forma de solucionar o problema de maneira amigável. Só quando todos estiverem satisfeitos é possível garantir o fim do contrato.


Entregue as documentações e as chaves

No mesmo dia da vistoria todas as chaves do imóvel, chave da correspondência, senhas e controles devem ser entregues. Também é dever do locatário pagar todas as contas referentes ao imóvel antes de entregar as chaves.

A entrega das chaves precisa ser formalizada com um termo de encerramento de contrato ou recibo de entrega de chaves que deverá ser assinado por ambas as partes. Também é importante anexar a esse documento os comprovantes de todos os débitos que já citamos acima e solicitar uma declaração de quitação.

 

Pronto! Agora é só organizar tudo e entregar seu imóvel da melhor forma possível.


Você vai mudar de casa? Veja 5 dicas para uma mudança sem estresse

 

Escrito por: Nicolas Castro / WD House