Blog

Você vai mudar de casa? Veja 5 dicas para uma mudança sem estresse

Você vai mudar de casa? Veja 5 dicas para uma mudança sem estresse

Tempo de leitura: 6min 

Você já trocou de casa? Se sim, vai concordar que a mudança é a pior parte. Muitas vezes o que deveria ser um momento prazeroso, de renovação e alegria se torna um problema para quem precisa fazer toda a mudança.

Afinal, são muitas coisas, as vezes todas suas coisas. Móveis, roupas, eletrônicos e as coisas que estão na geladeira? Como você vai levar tudo isso, em caixas? E a parte burocrática, alguém está cuidando disso para você?

Sim, é estressante. Mas com calma e planejamento você pode evitar todo estresse com problemas de logística e burocracia, além de evitar perder ou quebrar algum pertence. Acreditem, isso é possível. Vamos mostrar algumas dicas para você fazer uma mudança tranquila e sem problemas.

 

Veja 5 dicas para uma mudança sem estresse:

 

1. Organize-se com antecedência

Se você organizar todas as etapas desse processo tudo ficará mais fácil. Com um bom planejamento você evita aquela bagunça, não só na casa, mas na parte burocrática também. Antecipe tarefas burocráticas como cancelar os serviços de internet, tv a cabo, luz e outros.

A falta de organização pode gerar muito estresse, pois você verá que as coisas estão saindo do seu controle. Fazer uma lista é a melhor das dicas. Defina datas para cada tarefa e pense em cada detalhe como onde você vai conseguir as caixas para guardar suas coisas ou com quem conseguir bastante jornal para as coisas que podem quebrar. Tudo deve ser pensado antes para evitar problemas na hora da mudança.

 

2. Tenha um checklist de mudança

Como disse ter uma lista é a dica mais importante, então vamos saber o que essa lista precisa ter para sua mudança não sair do controle. Primeiro: coloque a lista em um lugar visível e marque cada tarefa concluída. Segundo, e mais importante: siga as tarefas a risca. Caso contrário, você ficará perdido sobre o que já foi e ainda precisa ser feito, e perderá seu planejamento.

Uma começo de checklist pode ser:

  • Contratar a empresa para a mudança;
  • Conferir as regras do condomínio sobre mudanças;
  • Avisar a portaria (da nova e antiga casa) sobre a data e horário da mudança;
  • Medir os móveis;
  • Limpar o imóvel novo;
  • Desmontar móveis grandes;
  • Alterar o endereço dos serviços essenciais e outras faturas;
  • Comprar os itens para mudança (caixas, jornais, fitas, sacos, parafusos etc.);
  • Comprar tinta para a casa nova;
  • Buscar as caixas;
  • Empacotar tudo;
  • Solicitar desligamento dos serviços;
  • Doar tudo o que não for levado.

 

Leia também: Tour virtual para comprar ou alugar casa? As visitas virtuais de imóveis tem crescimento de 158%

3. Tenha calma no empacotamento

Tenha calma. Isso vai demorar, às vezes mais de um dia, você precisará reservar um bom tempo para o empacotamento. Não tenha pressa, pois isso fará que você esqueça ou acabe quebrando algo.

Para começar, não queira colocar o mundo dentro de somente uma caixa. Isso fará com que ela rasgue e os itens fiquem prensados e danificados. Busque caixas grandes e resistentes para os pertences maiores, como computadores, roupas de cama e artigos de cozinha.

Já as menores, reserve-as para objetos pequenos e delicados, pois elas precisam ir em cima das outras. Identifique todas as caixas, você não imagina o quanto isso pode proteger os seus pertences e poupar muito tempo ao organizar tudo na nova casa. Então, escreva onde estão as coisas das crianças, da sala, do banheiro e assim por diante.

Coisas que podem quebrar, como taças, louças, porta retratos e itens decorativos devem ser envolvido em mais de uma folha de jornal ou em plástico-bolha. Além disso, coloque os pratos como se estivessem em um escorredor de pia, ou seja, de pé, e não um em cima do outro.

 

4. Prepare um kit de sobrevivência

Os primeiros dias na casa nova podem ser um pouco bagunçados, já que você dificilmente conseguirá colocar tudo no lugar tão rápido. Para evitar o estresse de ficar abrindo caixas e procurando as coisas que mais precisa, faça um kit de sobrevivência.

Para isso, monte uma caixa com as coisas que precisará para passar os primeiros dias. Isso vai evitar que você fique caçando o que você quer em meio a tantas caixas.

O kit pode ter coisas como:

  •  Itens de higiene;
  • Talheres;
  • Pratos e copos descartáveis;
  • Comidas rápidas de preparar e que não estragam fora de refrigeração;
  • Toalhas;
  • Roupas de cama.

5- Ajuda nunca é demais

É nessa hora que você vai ver quem realmente é amigo do peito. Chame quem puder, quanto mais gente ajudando melhor e mais rápido será passar por esse momento. Você pode até mesmo economizar tempo e dinheiro com transporte se tiver ajuda de amigos e familiares com seus carros.

Mas lembre-se: o objetivo é a mudança e você que deve coordenar as tarefas. Por exemplo, alguns ajudam no empacotamento e transporte e outros na organização da casa nova. Quando tudo estiver no lugar, você agradece com um churrasco.

Pronto para mudança? Lembre-se das dicas e não deixe tudo para última hora!

 

Innovar Incorporações apresenta Bairro Nova Rio Grande

 

Escrito por: Nicolas Castro / WD House