Blog

3 Vantagens de comprar um imóvel na planta

3 Vantagens de comprar um imóvel na planta

Tempo de leitura: 7 min.

No post de hoje, vamos apresentar 3 vantagens de comprar um imóvel na planta com o objetivo de moradia no longo prazo ou como investimento.

A compra da casa própria é um sonho realizado e provavelmente uma das decisões mais importantes da vida.

Portanto, quando pensamos em adquirir um imóvel, vale a pena comprar na planta ou comprar pronto? Descubra aqui neste post e acompanhe até o final.

Conteúdo:

  • O que é um Imóvel na planta?
  • Vantagem nº: 1 — Valores
  • Vantagem nº: 2 — Investimento
  • Vantagem nº: 3 — Customização
  • Desvantagens
  • Conclusão

O que é um Imóvel na Planta?

Imóvel na Planta

Um imóvel na planta significa que ele não foi construído ainda, neste modelo, o comprador ajuda a financiar ou custear o valor da construção.

Geralmente, os imóveis ofertados na planta são apartamentos ou casas em conjuntos residenciais, onde uma construtora fica responsável pela obra.

Inicialmente, é extremamente importante que antes de você assinar qualquer documento em relação a compra, pesquise muito bem sobre a idoneidade e legitimidade da empresa, construtora e vendedores do empreendimento.

Após ter certeza de que tudo é legítimo, veja algumas vantagens deste modelo de compra de imóvel na planta.

Vantagem nº 1 — Valores

Para começar, a primeira vantagem da compra do imóvel na planta são os valores, que normalmente costumam ser mais baratos do que imóveis prontos.

Outro ponto relevante é a possibilidade de entrada parcelada, que na compra de um imóvel pronto, você paga de 20% a 30% de entrada. Na planta, esse valor frequentemente é dividido de acordo com o tempo de construção.

Os valores também mudam de acordo com as negociações de melhores condições no preço e formas de pagamento, no caso de apartamentos a escolha do andar, como por exemplo, pagar mais caro ou menos de acordo com a vista. Tipo agregando valor com sacadas virada para o pôr do sol, mar, lago, montanhas, etc…

Finalizando a vantagem nº1, em resumo a compra do imóvel na planta tem preços mais acessíveis e condições de pagamento flexíveis.

Vantagem nº 2 — Investimento

Investimento

Existem diferentes tipos de compradores quando se trata de imóvel na planta, onde há um perfil de investidor, que adquire para revender após a conclusão e entrega das chaves.

Porém, mesmo que você não seja um investidor para revender o imóvel, pode-se pensar e agir como tal.

Ou seja, além de adquirir a casa própria por um preço menor e com uma forma de pagamento facilitada, o imóvel na planta tende a valorizar mais do que um já pronto, mas isso vai depender das variações do mercado imobiliário.

Para aumentar as chances de valorização, é necessário estar atento e escolher bairros promissores, que estejam recebendo melhorias como, por exemplo:

  • Vias de acesso ou anel viário
  • Meios de transportes públicos
  • Hospitais
  • Escolas
  • Centros comerciais
  • Pavimentação
  • Esgoto
  • Rede elétrica subterrânea

Nesse caso, muitas vezes um imóvel comprado na planta tende a aumentar seu valor em, pelo menos, 30% do total investido pelo comprador.

Além disso, você estará adquirindo um patrimônio, que é uma forma de investimento com retorno, quase sempre, garantido no médio e longo prazo.

Bens tangíveis como propriedades imobiliárias, dificilmente se desvalorizam, mesmo em tempos de instabilidade ou crise econômica.

Para concluir a vantagem nº 2, um imóvel comprado na planta possui ótima liquidez quando pronto, ou seja, caso precise ou queira vendê-lo, será muito fácil encontrar um comprador e fazer uma boa negociação. Pois, o imóvel contará com instalações novas e modernas.

Vantagem n° 3 — Customização

A compra do imóvel na planta pode ter a sua personalidade, afinal, você tem a opção de definir os detalhes e acabamentos do seu novo lar.

Além da modernidade na infraestrutura, as chances de um imóvel novo não apresentar problemas como, encanamento, infiltrações ou elétrica, são muito maiores do que imóveis já construídos em outras datas.

Sem contar, que atualmente os imóveis já estão sendo planejados para um estilo de vida tecnológico e inteligente, ou seja, trazendo mais conforto, segurança e conexões IoT (internet das coisas).

Ao adquirir o imóvel na planta, até a entrega após a construção, você terá tempo para planejar sua nova instalação. Portanto, fique tranquilo e separe um orçamento para a mudança e das novas mobílias, conforme houver necessidade.

Para finalizar, a vantagem é que a compra na planta apresenta uma documentação mais segura, com tudo novo e “papel passado”. Em contrapartida, o que geralmente acontece com os imóveis antigos, é que possuem registros incompletos, inventários em processos, taxas e impostos atrasados, entre outros problemas na hora de reunir toda a documentação.

Desvantagens

Entretanto, há algumas desvantagens na compra de um imóvel na planta.

Como citamos no início deste post, pesquisar bem sobre o empreendimento é crucial. Pois, uma das desvantagens mais tensas nesse tipo de negócio é o “calote”, tudo pode parecer ser “às mil maravilhas” e estar certo de acordo com as leis. Mas, ainda assim, existe essa possibilidade, por menor que seja.

Uma forma de se proteger contra o famoso “171”, é realizar a compra com um seguro que não esteja vinculado ao empreendimento. Ou seja, fazer um seguro por fora, pois até mesmo a compra do seguro ofertado juntamente do imóvel na planta, pode estar fazendo parte do mesmo esquema estelionatário.

Outra desvantagem muito difícil de acontecer é a desvalorização da construção, localização do terreno, entorno, bairro ou até mesmo da cidade. Isso é deveras relativo e também especulativo, sendo influenciado por questões do mercado imobiliário, políticas e econômicas.

Conclusão

Como podemos ver, algumas das vantagens que apresentamos aqui e talvez sejam as principais, compensam as desvantagens. Afinal de contas, os riscos são baixíssimos ao comprar um imóvel na planta e o mercado imobiliário é cada vez mais um porto seguro para investidores, como também, para a aquisição de um patrimônio.

Gostou das nossas dicas? — Continue acompanhando nosso blog e siga nossas redes sociais no Facebook e Instagram para saber mais sobre imóveis e mercado imobiliário.