Blog

5 Itens para ter mais privacidade na sua casa

5 Itens para ter mais privacidade na sua casa

Quando pensamos em ter uma casa, o que mais queremos é conforto, aconchego, desfrutar de bons momentos com a família e amigos. Ter privacidade é muito importante nessas horas.

No post de hoje, vamos te mostrar 5 itens para você ter mais privacidade na sua casa e ficar tranquilo, sem vizinhos xeretas.

Conteúdo:

  • Leis e código de obras
  • Casa própria e aluguel
  • Item 1 - Cobogó
  • Item 2 - Afastamentos
  • Item 3 - Brises
  • Item 4 - Pergolado
  • Item 5 - Vegetação

Leis municipais e código de obras

Primeiramente, antes de começarmos com as dicas, é importante ressaltar que cada município segue um plano diretor diferente, assim como, o código de obras que segue um padrão, mas também podem mudar de acordo com a região.

O Plano Diretor Municipal, traça as diretrizes para o crescimento, desenvolvimento e ordenação da cidade.

O Código de Obra é o instrumento que permite à Administração Municipal exercer o controle e a fiscalização do espaço edificado e seu entorno, garantindo a segurança e a salubridade das edificações.

Portanto, sempre que você for construir ou reformar alterando a planta inicial da casa, procure um profissional e realize tudo dentro das normas para não ter complicações futuras.

Casa própria e aluguel

Procurar uma nova moradia, seja ela para comprar ou alugar, a privacidade é um dos fatores que contam muito na hora de fechar o negócio.

Na casa própria construir e reformar fica a seu critério, mas quando a casa é alugada, você precisa de autorização do proprietário para fazer qualquer coisa.

Então, antes de comprar a casa dos seus sonhos, verifique os entornos e as possibilidades dos vizinhos construírem novas edificações e acabar tirando sua privacidade.

Com uma casa alugada, é importante conversar com o corretor de imóveis sobre o contrato de aluguel, caso haja a necessidade de reformar ou acrescentar algum item para aumentar a sua privacidade.

Item 1 - Cobogó

O primeiro item da nossa lista é a utilização de um cobogó, que pode ser uma opção viável e relativamente barata para aumentar a privacidade da sua casa.

O cobogó é utilizado tanto na área interna, quanto na área externa da casa, e é apresentado em diferentes tipos de materiais.

Nas áreas externas, o cobogó serve como um item decorativo em fachadas e muros. Já nas áreas internas, o cobogó é utilizado para dividir os cômodos mantendo a iluminação e a ventilação.

Um ponto negativo do cobogó é a parte da limpeza, pois dependendo do estilo, pode dificultar um pouco na hora de limpar entre os espaços.

Item 2 - Afastamento

Conforme já citamos aqui, o código de obras existe para garantir que não sejam realizadas construções irregulares. O afastamento é uma regra que pode variar de acordo com o município.

Geralmente, para se ter uma janela lateral deve-se respeitar uma distância de 1 metro e meio de afastamento, da mesma forma para janelas e aberturas nos fundos da casa.

Respeitar o afastamento irá aumentar a sua privacidade, caso você suspeite que um dos vizinhos não esteja considerando devidamente o afastamento, procure dialogar primeiramente com ele, para saber sobre a planta da casa e o registro do imóvel.

Se caso a conversa formal não for possível, procure um advogado para resolver o problema, pois é seu direito ter privacidade e os vizinhos respeitarem o afastamento dos entornos dos imóveis.

Item 3 - Brises

Os brises fazem parte de uma composição decorativa mais moderna, deixando sua casa com um toque elegante e ao mesmo tempo aumentando sua privacidade.

Existem basicamente dois tipos de brises, os verticais e horizontais. Os brises verticais são indicados para as fachadas leste e oeste que recebem, respectivamente, o sol da manhã e o da tarde. Já os brises horizontais são utilizados em fachadas norte, que recebem sol durante todo o dia.

Os brises barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada e, dessa forma, o ambiente interno, reduzindo o calor. Além disso, oferece ótimo controle dos ganhos térmicos, mantendo a iluminação natural adequada e a ventilação.

Item 4 - Pergolado

O pergolado é uma opção para áreas externas, ideal para ambientes com piscina, espaço gourmet e jardins.

Outro local da casa que o pergolado pode ser utilizado é na entrada, para quem tem pátio na frente.

Fazer um pergolado infelizmente não é barato, dependendo do tipo de madeira e tamanho da área utilizada. Mas certamente vale o investimento, pois é uma estrutura muito bonita e que deixa qualquer pátio mais aconchegante. E claro, aumentando a privacidade.

Item 5 - Vegetação

A vegetação é uma das opções mais utilizadas para aumentar a privacidade, tanto na área externa, como interna das casas.

Dependendo do tipo de vegetação, é possível escolher espécies que tornam a decoração do ambiente com um custo muito barato.

Em casos de árvores para áreas externas, pesquise no código de obras quais espécies são permitidas para o plantio. Pois, as raízes da árvore ou a copa podem invadir os espaços das propriedades vizinhas.

Cercas vivas é uma opção muito elegante e bonita, mas algumas espécies precisam de cuidados extras com podas frequentes, controle de pragas e adubação.

Para quem gosta de pergolado, citado anteriormente no item 4, usar uma vegetação do tipo trepadeira no pergolado, sem dúvida é uma decoração top!

Conclusão

A privacidade é uma questão de prioridade, ninguém gosta de se sentir observado no próprio lar.

Enfim, vizinhos muitas vezes são inevitáveis e a possibilidade de existir uma possível invasão de privacidade existe.

Esperamos que você tenha boas ideias com as nossas dicas para aumentar a sua privacidade e ao mesmo tempo decorar a casa, deixando um ambiente agradável e aconchegante.

Siga nossas redes sociais no Facebook para acompanhar as novidades e os próximos posts.