Blog

Você sabe o que é Espaço Gourmet? Entenda o que é como projetar

Você sabe o que é Espaço Gourmet? Entenda o que é como projetar

 Tempo de leitura: 12min

Você tem um espaço para fazer um churrasco com a família no final de semana? E para tomar um café da manhã com vista? E um espaço para receber visitas? Tudo isso é possível na área gourmet, um espaço que amplia a área social e o convívio em casa.

Há quem faça da cozinha o melhor lugar da casa para receber as visitas. Mas com a proposta dos espaços gourmets, essa área de convivência se amplia e oferece a possibilidade de juntar amigos e parentes.

Não é à toa a popularidade da área gourmet, um ambiente social da moradia que oferece a chance de preparar alimentos em outro cenário, sem perder o conforto ou a beleza.

Arquitetos e decoradores lembram: cozinha e espaço gourmet não são a mesma coisa. A diferença é a montagem do ambiente, planejado de modo que seja possível cozinhar, recepcionar e interagir com as pessoas em um mesmo local, o que nem sempre é possível em uma cozinha tradicional.

As áreas e os espaços gourmet são o sonho de consumo para quem vai comprar um novo apartamento, quem planeja a construção ou a ampliação de uma residência. Nos últimos anos, esse interesse tem crescido, principalmente por ter um apelo de integração e convivência dos moradores com amigos, familiares e convidados.

Vamos entender melhor o que é o espaço gourmet, suas vantagens, como você pode montar o seu e dicas de decoração.

 

O que é o Espaço Gourmet? 

Um espaço gourmet é uma extensão ou integração da sala de estar e cozinha. No Brasil é comum as casas terem uma churrasqueira no quintal, varanda ou na garagem, com uma mesa grande. Uma sala de jantar separada da cozinha, onde o preparo e os convidados ficam separados.

Este conceito tem se transformado à medida que a dinâmica do dia a dia em família, trabalho, diversão tem se alterado. Por isso o espaço gourmet e suas variações têm ganhado muita importância nas casas das famílias que depois de um dia de trabalho querem relaxar em um espaço tranquilo e agradável.

A Arquiteta Mohana Mattos explicou como surgiram os espaços gourmet. “O espaço gourmet vem da transformação da cozinha, pois a cozinha sempre foi um espaço pequeno para receber as pessoas, depois veio a sala de jantar e agora surgiu essa onda dos espaços gourmet”, disse Mohana.

Mas afinal, o que significa gourmet? No francês original, em meados do século 19, gourmet se denominava um grande conhecedor de vinhos e da boa mesa. Acima de um único significado, tornou-se no Brasil uma ideia associada à alta gastronomia e fortemente influenciada pela cultura francesa na área, célebre por privilegiar a alta qualidade e a atenção aos detalhes.

Por aqui, a associação entre a palavra e espaços dedicados à valorização da alimentação fora do cotidiano criou os termos “área gourmet” ou “espaço gourmet”.

 

Escritório em casa: Como montar o cantinho ideal para seu home office

 

Por que ter um Espaço Gourmet? 

Os benefícios vão muito além da funcionalidade e praticidade no âmbito culinário. Com esse tipo de ambiente em casa, é possível receber os amigos, decorar a casa, aproveitar melhor o seu espaço e até praticar jardinagem.

“Os espaços gourmet são ótimos lugares de integração, que além de um ambiente a mais na casa é um local de receber as pessoas. é um lugar de permanência, diferente da cozinha, não é um local que você vai apenas fazer uma refeição e sair, é um lugar de maior permanência e muitas vezes destinado ao lazer dos moradores e visitas”, explicou a arquiteta Mohana Mattos.

Um espaço gourmet bem projetado certamente poderá se transformar no melhor cômodo de sua casa. Veja alguma das vantagens de se investir em um espaço gourmet:

  • Mais praticidade: Um ambiente gourmet é perfeito para definir espaços em que as pessoas presentes possam se organizar e interagir em qualquer momento. Assim, os convidados e moradores podem se reunir para acompanhar o trabalho de quem cozinha ou comanda a churrasqueira, sem que nenhum deles precise se isolar em algum outro cômodo.

  • Possibilidade de decoração: Quem procura uma oportunidade de embelezar sua casa ou apartamento pode contar com o espaço gourmet para isso. As possibilidades de criação no local são diversas. É possível criar um ambiente externo com o auxílio de jardins verticais, mini-hortas e canteiros compactos para o cultivo de temperos e ervas, por exemplo.

  • Mais economia: Fazer as próprias receitas favoritas em casa não é apenas uma escolha mais saudável, mas também muito mais econômica do que levar a família para comer fora com frequência. Sendo assim, as refeições caras dos restaurantes podem ser trocadas pela comida caseira.

  • Cozinha extra: Imagine como seria agradável chamar vizinhos e amigos com um forno para pizzas, chopeira, cervejeira, adega ou as deliciosas refeições feitas em um fogão a lenha? Além de enriquecer o sabor de seus pratos, o espaço gourmet é uma excelente alternativa para aqueles que não dispõem de muito espaço na própria cozinha.

 

Como projetar seu espaço gourmet? 

Mas afinal, como projetar um espaço gourmet? Como começar o planejamento? Qual o espaço gourmet ideal para sua família?

Calma, a Arquiteta Mohana Mattos esclarece que a área gourmet é projetada de acordo com cada família, seus hobbies, profissões e preferências. “É importante ressaltar que não existe uma forma certa de projetar esse tipo de ambiente. Deve ser considerado as necessidades dos moradores e o ambiente disponível para a área gourmet’, explicou a arquiteta.

“Existem vários tipos de espaços gourmets, alguns com áreas de jogos, com mesa de sinuca, tv com video game, ping pong, mesa de poker. Alguns são mais voltados para churrasco, com churrasqueira, freezer, bancada, chopeira. Outros são mais voltados para ambientes externos, com área de piscina, grandes decks em madeira e pergolados”, contou Mohana.

Veja algumas dicas de como projetar seu espaço gourmet:

  • Avalie o espaço disponível: Na varanda ou no terraço, determine o que poderá ser instalado e se haverá área de circulação adequada.

  • Atenção à funcionalidade: Áreas de frio e calor devem ser bem definidas e separadas. Geladeiras, freezers, adegas e cervejeiras precisam ficar na área fria e fornos, fogões e churrasqueiras na área quente.

  • Planeje a iluminação e mobiliários: Para otimizar o espaço, recorra a móveis multifuncionais. Pontos de luz nas áreas de trabalho proporcionam conforto visual.

  • Escolha revestimentos de fácil limpeza: Escolha os impermeáveis e antiaderentes para evitar acúmulo de poeira e gordura. No piso, prefira antiderrapantes por segurança.

  • Tenha uma ilha central: Com ou sem cooktop, uma ilha torna mais fluido o trabalho e a interação entre as pessoas.

  • Invista na churrasqueira – A carvão ou a gás, a churrasqueira é indispensável para reuniões informais com amigos e família.

  • Instale uma chopeira: Prática e charmosa, a chopeira pode ficar oculta ou à vista, conferindo um ar industrial e profissional. Você faz cerveja? O Espaço Gourmet é um bom lugar para montar sua mini fábrica cervejeira.

  • Tenha um forno a lenha: Ele permite preparar pizzas e alimentos que todos adoram. Modelos portáteis são ideais para espaços pequenos.

 

Como saber se o valor do aluguel é justo?

 

Ideias de decoração para seu espaço gourmet 

Agora que você já sabe como montar seu espaço gourmet é hora de começar a pensar no estilo de decoração e nos detalhes. E para alimentar ainda mais sua imaginação, é sempre bom contar com as boas ideias de decoração. 

Por isso, listamos abaixo 10 boas dicas sobre decoração de espaços gourmet: 

Com estilo rústico

Estilo rústico

Aconchegante, elegante e sempre uma ótima opção para decorar ambientes agradáveis: o estilo rústico desse projeto de área gourmet aberta traz frescor e criatividade. 

Bem ventilada

Bem Ventilada

Uma boa área gourmet deve ser bem ventilada para dispersar rapidamente a fumaça da churrasqueira. Esse projeto com espaço cruzado é um ótimo exemplo para quem busca essa solução. 

Como extensão da casa

Extensão da casa

Adaptar as margens da casa para reunir a família em um espaço para refeições é uma ótima solução. Nesse projeto, a grande mesa na área gourmet foi a melhor solução para grande familia. 

Com ótima iluminação natural

Iluminação Natural

Se há necessidade de desenhar uma área gourmet dentro de casa, que tal adaptar uma cobertura transparente para permitir ampla iluminação natural? O resultado é ótimo, ecológico e moderno! 

Pequena e aconchegante

Pequena e aconchegante

Aqui, a decoração com tijolos ganhou o contraste preto na decoração. Um espaço pequeno, mas muito aconchegante. 

Integrada ao pátio

Integrada ao pátio

Se a ideia é integrar a área gourmet ao pátio ou ao jardim, nada melhor do que uma boa porta corrediça transparente. 

Com espaço para jogos

Espaço para jogos

Se a ideia é diversão, trazer mesas de jogos é uma ótima solução, como bem mostra essa pequena área gourmet muito bem organizada. 

Decorada com pastilhas

Decorada com pastilhas

Rústica, essa área gourmet com cobertura de madeira tem no toque das pastilhas azuis um charme ainda mais especial. 

Área gourmet com lavanderia

Com lavanderia

Para economizar espaço, vale a pena adaptar dois ambientes como um só, como é o caso desse projeto de área de lazer com churrasqueira e lavanderia.

Aconchego total

 Aconchego total

O sofá de alvenaria, que ocupa os cantos dessa área gourmet, evidencia o aconchego desse projeto lindo.

Seja qual for seu estilo, com essas dicas e criatividade você vai conseguir montar um espaço gourmet que fique a cara da sua familia.

 

Morar na Praia do Cassino: Veja 4 vantagens

 

Fotos: Pinterest 

Escrito por: Nicolas Castro / WD House