Blog

Escritório em casa: Como montar o cantinho ideal para seu home office

Escritório em casa: Como montar o cantinho ideal para seu home office

Tempo de leitura: 11min

Você trabalha em casa? Está gostando do estilo Home Office? Mas você tem um cantinho que é seu escritório em casa? Com a pandemia do coronavírus a forma de alguns profissionais trabalharem mudou, e muito. Alguns setores já estavam acostumados com o home office, mas a maioria dos profissionais foram pegos de surpresa e tiveram que se adaptar à nova realidade de trabalho.

E o que era para ser provisório se tornou definitivo para muitos trabalhadores. Grandes empresas do mundo todo perceberam as vantagens do Home Office. Uma pesquisa feita com 569 empresários brasileiros de todas as regiões do país apontou que em 40% dos casos as empresas registraram aumento de produtividade durante o período de home office causado pela pandemia.

A pesquisa, realizada pela KPMG, também apontou que em 45% das empresas a produtividade se manteve a mesma e caiu em apenas 15%. A pesquisa ainda revelou que entre abril e setembro, a quantidade de empresários que registraram aumento de mais de 20% na produtividade cresceu em 7%, enquanto relatos de que não houve alteração, diminuíram em 5%.

Que o Home Office venho para ficar já vimos, mas como preparar sua casa? Cada pessoa tem sua forma de adaptação ao novo modelo de trabalho, cada profissional tem sua maneira de organização e rotina de trabalho. Mas o que todos nós, que trabalhamos em casa precisamos é um bom escritório, um cantinho para trabalhar, um lugar de concentração.

Sua casa não tem espaço para isso? Se você está pensando que vai precisar de um quarto a mais para isso, ou mudar cômodos e móveis de lugar está enganado. Vamos mostrar que existem muitas outras possibilidades e que montar um escritório em casa pode ser mais simples do que parece. Você pode aproveitar um cantinho vago, alguns metros de parede vazia ou outras áreas que nunca pensou em explorar.

Vamos te ajudar com ideias criativas sobre como montar um escritório em casa. Inspire-se e monte o seu!

Qual espaço ideal para montar seu Home Office?

O primeiro passo é achar o espaço ideal para seu escritório, conforme suas necessidades. Usando a criatividade, o home office pode ser montado em qualquer lugar da casa que você desejar. Não precisa ser um quarto só para isso, você pode dividir algum cômodo da sua casa como por exemplo, a sala, seu quarto, sala de estar ou até mesmo um corredor.

O erro de muitas pessoas é pensar que com o home office vem o conforto de trabalhar da cama ou do sofá. No entanto, transformar a casa toda em escritório pode impactar o seu rendimento e organização. Por isso ter um espaço para o trabalho é muito importante, para que seu cérebro saiba que você está trabalhando.

Seja no cômodo que for leve em conta a privacidade, ventilação e facilite o trânsito de pessoas. Lembre-se que ambientes sem porta podem se tornar barulhentos e dar margem a interrupções, além de não serem adequados a reuniões de trabalho.

Depois de encontrar o local ideal para seu escritório em casa é hora de deixar ele do seu jeito, dar a sua cara para seu cantinho de trabalho. Com criatividade e algumas dicas você pode decorar seu escritório sem gastar muito.

 

Inventário de Imóveis: Entenda o que é e como fazer

 

Dicas de decoração para seu Home office

Escolha uma boa cadeira e mesa

A dica para escolher uma boa mesa é optar por uma que seja mais larga para que o monitor fique com no mínimo um braço de distância, além disso, também é interessante que a mesa possibilita que o mouse e o teclado fiquem na mesma altura. A mesa também não deve ser nem muito alta e nem muito baixa, pois é importante que o monitor fique na linha horizontal de sua visão, pois isso fará com que você tenha mais conforto nas horas de trabalho.

Já a cadeira de trabalho deve ser ergonômica e bem confortável, por isso, invista em modelos de cadeira home office que possui encosto e altura regulável. Opte também por cadeiras que tenham apoio para os braços e se possível que seja estofada e que tenha rodízio, pois isso tudo irá transformar a sua rotina e deixar suas horas de trabalho mais confortáveis e até mesmo evitar problemas de dores na coluna.

Armários são importantes 

Nos dias de hoje quase tudo que precisamos para trabalhar está no computador, porém é comum que muita gente ainda precise usar arquivos em papel na hora do trabalho, por conta disso, o trabalho home office também exige que se tenha um armário próximo ao ambiente de trabalho.

Pode ser um gaveteiro na mesa ou uma prateleira improvisada, o importante é conseguir um móvel que ajude na organização de documentos e itens de papelaria que você possa precisar quando estiver trabalhando.

Mesa de escritório e armário

 

Boa iluminação

Criar um ambiente de home office próximo a uma janela é sempre uma boa ideia, pois isso já vai garantir uma boa iluminação natural. Uma boa iluminação é algo essencial em todo ambiente de trabalho, e com o trabalho home office não seria diferente. 

Você pode contar tanto com a iluminação indireta, aquela onde todo o ambiente é iluminado por igual, mas também com a iluminação direta onde o foco ficará sobre a sua mesa de trabalho utilizando luminárias.

Parede do escritório colorida

 

Cores para o ambiente 

verdeee

Outra dica para uma boa decoração de home office é pensar nas cores desse ambiente. Caso seu escritório em casa esteja em espaço pequeno da casa prefira usar cores claras e neutras na sua decoração de home office pequeno, afinal elas ajudam a ampliar visualmente o ambiente e deixá-lo mais acolhedor.

E caso você queira colocar um toque mais colorido nesse espaço, a dica é investir em detalhes como prateleiras, nichos e objetos de decoração, lembrando que alguns pontos de cores como a cor marsala, vermelho, amarelo, tons de azul como o azul Tiffany podem até mesmo ajudar na criatividade.

Móveis Planejados pode ser um bom investimento 

Outra dica de decoração de home office, se você quer investir em seu escritório é encomendar móveis planejados, que vão ajudar a otimizar o espaço compacto como um escrivaninha pequena, além de garantir móveis de maior qualidade e personalizados conforme seus gostos e necessidades.

Os móveis planejados também auxiliam em uma continuidade na decoração da casa como um todo, o que é importante para que os ambientes fiquem harmônicos e mais bonitos.

Plantas vão deixar seu escritório com mais vida 

Colocar um toque de natureza na decoração é capaz de deixar nossa rotina mais leve, agradável e até mesmo diminuir o estresse, por isso, não importa se é um home office pequeno ou grande, invista em vasinhos de plantas para levar um toque de natureza ao seu ambiente.

Pronto, com essas dicas você já pode deixar seu escritório em casa em lugar prazeroso de trabalhar. Mas e na hora do trabalha, com a rotina do dia a dia? Fica mais difícil trabalhar em casa, não é mesmo? Muita gente não consegue se adaptar, mas a maioria se acostuma e começa a perceber os benefícios de trabalhar em casa. Por isso vamos a mais algumas dicas rápidas para você ter um bom trabalho no seu home office.

 

Saiba como renovar a decoração da sua casa sem gastar muito

 

5 Dicas rápidas para ser produtivo no Home Office:

  • 1 – Não use pijama: Assim como ficar na cama, usar pijama durante o home office é tentador. Mas o cérebro também associa as peças ao descanso e isso pode interferir na sua produtividade. Durante o expediente em casa, use roupas confortáveis, mas aquelas que você vestiria no trabalho.

  • 2 – Faça reuniões com sua equipe: Essa é a melhor forma de manter a equipe reunida, focada e motivada durante o home office. Se você puder, faça algumas reuniões rápidas para alinhar tarefas e trocar ideias com os colaboradores.

  • 3 – Tenha uma agenda online: No início, manter o foco durante o trabalho remoto pode ser um desafio. Por isso, ter uma agenda online é importante. Dessa forma, as chances de você ser interrompido durante uma tarefa que exige atenção são muito menores.

  • 4 – Faça pequenas pausas durante o expediente: Fazer pequenas pausas durante o expediente também é importante para se manter produtivo no home office. Brinque com seus filhos, com seu PET, converse com as pessoas que estão em casa.

  • 5 – Respeite o horário de trabalho: Durante o home office é muito fácil acabar se perdendo nos horários. Muitas pessoas, por exemplo, deixam de almoçar e até trabalham muito mais do que deveriam quando estão em casa.

Gostou das dicas? Então mãos a obra e bom trabalho!

 

Leia também: Morar na Praia do Cassino: Veja 4 vantagens

 

Escrito por: Nicolas Castro / WD House