Blog

Por que investir em Imóveis?

Por que investir em Imóveis?

Tempo de leitura: 6min

O sonho da casa própria tem se tornado realidade para muito Brasileiros. Sair do aluguel para viver na sua própria casa, além de um passo importante na vida de um pessoa é um investimento financeiro.

Com os financiamentos comprar um imóvel ficou mais fácil e acessível. Porém, será que este ainda é o melhor investimento? Com tantas possibilidades de investir seu dinheiro nos dias de hoje, você vai comprar uma imóvel? Será mesmo uma boa ideia de investimento?

Isso é o que vamos descobrir neste blog, mas já vou adiantando: Investir em imóveis é, sem dúvida, a forma de investimento historicamente mais estável, e está entre os investimentos de menor risco disponíveis no mercado.

 

Leia também: Consórcio ou financiamento? Entenda a diferença e veja qual a melhor opção para você


Afinal, Investir em imóveis vale a pena? Mesmo em 2020?

Vale a pena sim. E os especialistas afirmam que a hora é agora. Depois de uma queda na comercialização de casas e apartamentos entre o final de março e abril deste ano, as vendas começaram a se recuperar em maio.

Para os especialistas entrevistados pelo InfoMoney, passamos por um momento realmente favorável. Agosto e setembro tiveram resultados surpreendentes e a tendência é os números subam ainda mais.

O Fipe/Zap do segundo trimestre de 2020 mostra que 43% dos entrevistados tinham a intenção de comprar um imóvel nos próximos três meses. Esse percentual de potenciais compradores é maior do que o visto no primeiro trimestre de 2020 (36%) e na média histórica (37%).

Ao mesmo tempo, o Fipe/Zap apontou uma percepção de que os preços dos imóveis estão “altos ou muito altos” principalmente a partir do segundo trimestre de 2019, após anos de sentimento contrário.

Entre o segundo trimestre de 2019 e o segundo trimestre de 2020, houve aumento de 55% para 60% na participação de entrevistados que consideram os preços atuais como “altos ou muito altos”. E caiu o número de usuários do portal de classificados que consideram os preços “baixos ou muito baixos” (de 18% para 8%).

Segundo o último levantamento divulgado pelo Fipe/Zap, que mostra o comportamento do setor imobiliário no segundo trimestre de 2020, a maioria continua comprando para moradia (58%).

Os investidores são parte bem relevante (42%). Os objetivos dos investidores permaneceram os mesmos ao longo dos anos estudados pelo Fipe/Zap: obter renda com aluguel (entre 60 e 63% dos entrevistados) e revender no futuro (entre 37% e 40% dos entrevistados).

5 dicas para entregar um imóvel alugado

5 motivos para investir em imóveis

Se os números ainda não te convenceram que comprar uma casa é a melhor maneira de investir seu dinheiro, vamos ver na prática as vantagens da compra. Veja 5 motivos para investir em imóveis:


INVESTIMENTO SEGURO

Investidores e especialistas que buscam minimizar as perdas financeiras costumam alinhar os investimentos pelo nível do risco. Nesse ponto, temos investimentos de alto risco e investimentos de baixo risco.

O investimento no mercado imobiliário continua sendo um dos tipos mais seguros. Isso porque, ao comprar uma casa, apartamento, sala comercial ou terreno, você está adquirindo um patrimônio físico, que tende a se valorizar com o tempo.

 

SAIR DO ALUGUEL

O valor do seu aluguel costuma consumir uma parte importante de sua renda? Essa situação desconfortável atinge não só a vida financeira, mas todos os aspectos do cotidiano de quem vive de aluguel. O pagamento do aluguel é um péssimo investimento, uma vez que o dinheiro só resolve temporariamente a questão do morar e jamais retorna para o locatário.

 

POTENCIAL FONTE DE RENDA

Investir em imóveis permite que você gere uma renda passiva – uma espécie de salário extra, que não depende de muito esforço. Sabemos que muita gente sonha em comprar um imóvel, porém, nem todos vão conseguir. Por isso, sempre haverá procura de um bom imóvel para alugar, uma demanda que raramente diminui, mesmo em tempos de crise.

 

POTENCIAL DE VALORIZAÇÃO

Diferente de bens materiais um imóvel tem alta durabilidade. Por isso, investimentos imobiliários dão melhores resultados no médio e longo prazo. Em mais ou menos tempo, um imóvel vai se valorizar. Conforme o contexto macroeconômico do momento, o grau de valorização pode ser maior ou menor.

 

PROTEÇÃO DA INFLAÇÃO

Você sabe o que é o INCC? O Índice Nacional da Construção Civil é uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil. Ele é o responsável pelos reajustes nas parcelas da compra de um apartamento, no valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário. Quem investe em imóveis protege de forma direta o poder de compra do seu dinheiro.

 

Gostou das dicas? Está pensando em investir seu dinheiro comprando um imóvel? Entre em contato conosco que podemos te ajudar com isso! 

 

Escrito por: Nicolas Castro / WD House