Blog

Jardim no apartamento? Pode sim! Veja 5 dicas para fazer o seu

Jardim no apartamento? Pode sim! Veja 5 dicas para fazer o seu

Tempo de leitura: 3min

Com o crescimento das cidades é cada vez maior o número de pessoas que opta por morar em apartamentos e condomínios de prédios, procurando maior conforto, proximidade do local de trabalho ou mesmo mais segurança. Porém, a falta de espaço pode ser um problema para quem tem o hábito de cultivar plantas em casa.

A boa notícia é que é possível ter um jardim com flores e temperos no seu apartamento, e com algumas adaptações você pode encher seu lar de plantas e até mesmo fazer uma horta.

Veja 5 dicas para montar um jardim no seu apartamento:

Atenção com o clima

O clima da sua cidade diz muito sobre o tipo de planta que você poderá cultivar. No local que você separou para montar o jardim venta muito? Se sim, escolha plantas adequadas para resistir a essa pressão das correntes de ar. O sol que bate no local é muito forte? Então, pesquise espécies que são capazes de suportar essa situação.

Plantas precisam de luz

Não monte seu jardim em um ambiente fechado e sem entrada de luz: as plantas precisam do contato com os raios solares para produzir energia para sobreviver. Por isso, garanta que o local onde você vai montar o seu jardim receba uma boa dose de luz solar durante o dia, mesmo que indireta.

Leia também: 3 dias rápidas para evitar mofo na sua casa

Vai montar uma horta? Escolha os alimentos que você vai consumir frequentemente

Você optou por fazer uma horta no seu espaço para jardim? Essa é uma ótima ideia! Só não se esqueça de cultivar aqueles alimentos que realmente fazem parte da sua rotina, para que você não desperdice os produtos que conseguiu colher.

Tenha ferramentas de jardinagem para a manutenção

Todo bom jardineiro conta com excelentes ferramentas para organizar e cultivar corretamente as suas plantas. Para facilitar o trabalho é importante que você tenha regadores, pás e outros materiais essenciais para um bom cultivo. Fertilizantes e repelentes naturais também podem ser uma boa opção.

Leia também: Vai comprar um imóvel? Veja 5 coisas que você precisa saber antes de fechar o negócio

Plantas precisam de cuidados constantes

Cuidar de plantas é como cuidar de qualquer outro ser vivo: é necessário organizar seu tempo para oferecer atenção para que elas cresçam corretamente e se mantenham sempre vistosas, agregando valor à decoração do seu apartamento. Separe alguns minutos do dia para o seu jardim e, se precisar viajar, peça a um amigo, familiar ou vizinho que venha regar suas plantas periodicamente.

Boa sorte, você está pronto para montar o jardim perfeito para o seu apartamento!


Escrito por: Nicolas Castro / WD House