Blog

4 dicas de diminuir a umidade da sua casa e acabar com o mofo

4 dicas de diminuir a umidade da sua casa e acabar com o mofo

Tempo de leitura: 11 min.

O Outono é quando o tempo começa a esfriar e ficamos no chuveiro com água quente por mais tempo, fechamos as janelas e evitamos a circulação do ar para deixar os ambientes da casa mais quente e aconchegante.

Apesar disso, fazer essas práticas geralmente são muito prejudiciais para a edificação do seu imóvel e também para a sua saúde. A causa disso é muito comum: umidade.

A umidade dentro de casa é de fato um convite para diversos fungos, principalmente a proliferação de mofo.

Aqui na cidade de Rio Grande - RS, o outono e inverno são sinônimos de muita chuva e umidade relativa do ar alta, resultando muitas vezes em paredes molhadas no interior das casas.

O que é o mofo?

O mofo, ou bolor, apresenta um cheiro característico, também denominado de ranço ou bafio. É um microrganismo formado por fungos filamentosos, que se proliferam em locais úmidos e escuros.

A multiplicação deste microrganismo trafega pelo ar e assim se multiplica. A proliferação é através de esporos, que significa, a existência de uma camada protetora que garante a germinação da espécie, sendo assim, soltos no ar.

Para que haja uma reprodução, proliferação, geração de uma colônia: é preciso um local com condições ideais para algum determinado tipo de mofo. Pois existem inúmeros microrganismos que são considerados fungos.

Eles podem ser encontrados em todos os lugares, como: alimentos, roupas ou tecidos, paredes, tetos, madeiras, papel e até mesmo dentro da sua geladeira.

O acúmulo de mofo dentro da residência pode surgir o aparecimento de doenças respiratórias e diversas alergias, como tosses, por exemplo.

Quando um bolor é visível na comida, imediatamente se torna inviável para consumo. Observe a data de validade do produto, cheire antes de consumir, mesmo se dentro da validade apresentar alguma característica fora do padrão, descarte.

Além de tudo isso, o mofo cria manchas e infiltrações, capazes de prejudicar permanentemente as paredes da sua casa.

Devido a esses problemas, que tendem a se agravar no inverno, separamos quatro formas fundamentais para que você possa diminuir e se prevenir de todos os efeitos desagradáveis que a umidade causa na sua residência. Acompanhe abaixo para aprender como evitar e eliminar de vez o mofo da sua casa. Veja até o final, pois separamos uma dica especial para você.

DICA 1 — Principais problemas ocasionados pelo mofo na sua casa, como evitar:

O mofo aparente na residência gera um aspecto sujo e com mal cheiro, como também pode prejudicar algumas partes da casa. A primeira medida mais importante é arejar o ambiente, como por exemplo, abrir as janelas, portas e deixar a casa ventilar, não importando o frio que esteja fazendo.

Preste atenção principalmente nos cômodos mais úmidos, como os banheiros e cozinha, tente sempre deixá-los o mais arejado possível.

Veja abaixo os 4 principais problemas ocasionados pelo mofo na sua casa:

1. Alicerce

Construções mais simples ou mal planejadas, acabam negligenciando algumas etapas. O alicerce da casa deve ser impermeabilizado desde a fundação, caso contrário, podem surgir infiltrações a partir da base. Ocorrendo paredes úmidas nos rodapés, como também no chão.

Para evitar que a umidade suba, a aplicação de dois impermeabilizantes é suficiente: um feito com base de concreto e o outro com uma manta asfáltica.

2. Telhado

Geralmente, as principais partes vulneráveis às infiltrações são as telhas ou o conjunto do telhado e também as calhas, que ao longo dos anos se deterioram devido às chuvas e ao excesso de umidade.

Muitas vezes, encontrar a origem da goteira ou da infiltração, não é uma tarefa fácil. Para isso, uma forma de proteger o telhado ou estruturas expostas à chuva, são os revestimentos 100% silicone. Este produto garante a impermeabilização uniforme de uma determinada área, ou seja, é possível restaurar todo o telhado ao invés de ter que refazê-lo.

3. Parede do vizinho

Aqui na cidade de Rio Grande - RS, é comum as construções de casas geminadas, ou paredes encostadas umas nas outras, lado a lado, resultando no ganho de alguns centímetros de mais espaço no terreno.

Porém, o que parece ser vantajoso, na verdade, pode se tornar uma grande dor de cabeça!

Pois, caso a parede do vizinho tenha uma infiltração causada por algum cano, ou falta de impermeabilização, vai acontecer da sua parede apresentar umidade também, o resultado disso nós já sabemos: mofo.

Para resolver essa questão, é um pouco mais complicado. Pois depende de uma política de bom relacionamento com o seu vizinho. Muitas vezes esse problema pode ser resolvido em conjunto por ambas as partes.

4. Encanamentos

O aparecimento de manchas escuras nas paredes e no chão, além de pintura descascada ou embolorada, são consequências de umidade e infiltrações.

Às vezes, um encaixe de um cano pode ter sido mal feito no início da obra, ou uma adaptação na tubulação realizada por alguém sem qualificação, ou até mesmo o dono do imóvel inventando alguma “gambiarra”.

É fundamental contratar um profissional especializado, para qualquer que seja a reforma ou construção. Além do material, que também deve ser adequado para consertar e prevenir os fungos decorrentes da umidade causada pelas infiltrações.

DICA 2 — Lave roupas, tecidos e panos

O guarda-roupas é um móvel que precisa de cuidados o ano inteiro, porém geralmente aquelas gavetas com blusões de lã e cobertores, repartições com cabides de casacos, todas elas esquecidas até que o inverno chegue. Pois bem!

Muito comum no dito popular, que: “coloca no sol que o mofo sai”. Porém, não adianta apenas expor as roupas ao sol, é necessário lavar com água e sabão.

Lavando as roupas, casacos e cobertores, o bolor e o cheiro característico de guardado saem facilmente, além de evitar que o mofo se propague dentro do guarda-roupas, ainda mais no inverno que é mais úmido.

Além disso, há pessoas que utilizam dentro do guarda-roupas um produto conhecido comercialmente como naftalina, que ajuda a prevenir a proliferação de traças e baratas. Ou seja, mais um motivo para lavar as roupas guardadas, pois o cheiro dessa substância é muito agressivo.

Lave também os tecidos expostos na casa, como as cortinas e também os tapetes, que devem ser lavados a cada seis meses.

DICA 3. Banheiro

O banheiro é um cômodo da casa, que quando se trata de fungos, é uma zona de perigo, pois geralmente é quente e úmido. Um prato cheio para a proliferação de mofos, um ambiente perfeito, na verdade.

Apesar disso, é possível manter o ambiente do banheiro livre do bolor. Claro, exige um cuidado especial para combater, por isso, toda vez que terminar de limpar o banheiro, seque com um pano criteriosamente, eliminando todo tipo de umidade remanescente.

Outro ponto importante, logo após de terminar de tomar banho, abra as janelas e a porta para que a umidade evapore.

Dependendo dos seus recursos financeiros, é muito válido utilizar um aquecedor elétrico com ventilador integrado. Apesar de não ser um eletrodoméstico muito caro, acaba consumindo muita energia, mas o resultado final é muito eficiente.

Tenha cuidado também, com a construção da suíte, onde a parede do banheiro está colada à parede do quarto, a umidade que é provocada pelo vapor d'água durante o banho quente, pode atravessar a parede.

A solução nesse caso, é impermeabilizar um dos dois lados da parede, ou até mesmo os dois lados, tanto o do quarto como o lado do banheiro.

Para finalizar a parte do banheiro e mantê-lo higienizado, evite deixar toalhas e panos úmidos pendurados ou no chão, para secarem. Caso não tenha outro local para pendurar a toalha usada, estude a possibilidade de adquirir um toalheiro elétrico, é outro utensílio doméstico que, além de evitar o aparecimento de mofo nos tecidos, também prolonga a vida útil das toalhas e panos, pois reduz a necessidade de lavar com mais frequência.

DICA 4. Limpeza profunda

Como já sabemos, o mofo se propaga pelo ar e devido à umidade. Mesmo que não haja uma infiltração na parede, a umidade vai acabar trazendo a proliferação do mofo, mas a dica para evitá-lo nas paredes é: esfregar com água e sabão utilizando uma escova ou trincha, exercendo uma tarefa pesada para retirar o bolor e, em seguida, aplicar uma solução desengordurante, protegendo assim, por mais tempo a parede.

Leia com atenção os rótulos dos produtos e siga as recomendações dos fabricantes, isso é fundamental, fique muito ligado às orientações, pois se aplicar alguma substância errada nas paredes pode causar danos e piorar a situação.

Na maioria das vezes, o mofo detona a pintura da sua parede, veja aqui neste post que falamos sobre a influência das cores dentro da sua casa.

DICA BÔNUS:

A umidade está ligada diretamente ao inevitável pó que se acumula em todos os ambientes, não há o que fazer.

O acúmulo de poeira nos pisos, móveis e decorações é irrevogável, para minimizar o cenário, utilize panos ou lenços umedecidos para as mesas e superfícies menores, já para locais maiores, como no chão, escolha um produto apropriado de sua preferência e aplique com um pano também úmido, ou uma vassoura tipo mop. Lembrando que, após a limpeza é necessário deixar o ambiente arejado para que fique tudo bem enxuto, caso contrário passe um pano seco e remova a umidade.

É recomendável também usar um aspirador de pó, porém este é mais um eletrodoméstico que pode sair caro na conta de luz.

Para finalizar, um dos produtos mais top de linha que encontramos no mercado atualmente são os purificadores de ar, cujas principais funções são eliminar micróbios, poeira, odores, fumaça e produtos químicos de um ambiente.

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog seguindo as nossas redes sociais, por lá você fica por dentro de todas as novidades. 

--

Escrito por Saulo Chaplin