Blog

O que seria de uma casa sem cor?

O que seria de uma casa sem cor?

Você já parou para pensar como seria o mundo sem as cores? Para a maioria das pessoas, enxergar a natureza que é tão colorida é algo normal. Mas se estivéssemos em um mundo sem cor, tudo seria diferente.

Um ambiente sem cor parece que perde o encanto, não chama a nossa atenção. Então, quando nos damos conta disso, as cores de um ambiente começam a fazer toda a diferença.

Portanto, devemos prestar mais atenção nas cores que rodeiam nosso universo.

Saiba por que sua casa não precisa ficar em desarmonia com as cores. Com algumas dicas, seus ambientes vão mudar de visual em 2021.

A influência das cores nos ambientes

As cores nos influenciam de diversas maneiras.

Primeiramente as cores agem psicologicamente, pois cada cor influencia diretamente no nosso sistema nervoso central. Mudando a sensação de espaço do ambiente, onde cada cor pode dar uma noção diferente de tamanho.

Por exemplo, um tom escuro pode trazer uma noção mais fechada, podendo diminuir visualmente o espaço. Mas se o ambiente for pequeno, uma cor mais clara trará uma sensação de maior espaçamento.

Círculo Cromático

O uso das cores na decoração parte de um fundamento básico que é o círculo cromático. Que a partir das cores primárias, nascem as cores secundárias.

As cores primárias são amarelo, azul e vermelho, veja abaixo como são compostas as cores secundárias:

  • Amarelo + vermelho = Laranja
  • Azul + Amarelo = Verde
  • Vermelho + Azul = Roxo

Assim, com a mistura das cores primárias nascem as secundárias, nesse círculo cromático podemos ter uma noção das cores que podemos escolher para o nosso ambiente. Essas cores são divididas em frias, quentes e neutras.

As cores neutras, por exemplo, nós temos o branco e o preto, com a mistura das duas obtemos o cinza. São ótimas opções para ambientes onde há grande fluxo, como fachadas, entradas, salas e áreas externas.

Em 2021, uma super tendência, são as paredes em tons de cimento queimado. Trazendo uma neutralidade no ambiente e ao mesmo tempo um ar rústico e elegante.

Um ambiente considerado com base neutra, como a sala, pode ser totalmente estilizado em tons cinzas. Com as paredes em cimento queimado, o sofá e cortinas em tons mais claros ou escuros, sem fugir da escala cromática para cores mais vivas ou fechadas.

Para manter uma harmonia do ambiente é importante que os móveis sigam um mesmo padrão das cores base.

Aproveite para dar um diferencial em pequenos objetos decorativos que podem impactar com cores mais vivas ou fechadas.

Plantas no interior do ambiente

Outra possibilidade de trabalhar cores neutras em nosso ambiente é quando nós trazemos plantas para dentro do espaço.

Hoje em dia o material sintético é tão bem replicado que nem conseguimos diferenciar se é uma planta viva de verdade ou não.

Porém, as plantas vivas, trazem inúmeros benefícios para o seu lar. Além de purificar o ar, já foram comprovados em diversos testes que elas melhoram a energia, trazendo uma vibração diferente para o seu ambiente.

Sendo assim, se você é uma pessoa que costuma viajar bastante e passar vários dias fora de casa, escolha as plantas artificiais.

Agora, se você sempre tem alguém em casa que possa regar e cuidar das plantas, não pense duas vezes e opte por colocá-las. Elas sempre alegram e refrescam os ambientes.

Dica Bônus

Para você não se arrepender depois de pintar todas as paredes da sua sala ou quarto, vamos te apresentar um aplicativo super prático, que vai te ajudar na hora de escolher qual a melhor cor para o seu ambiente.

O Coral Visualizer é um App desenvolvido para você fazer testes com diversas cores nos mais variados ambientes, encontre a sua paleta perfeita! Além de poder contar até com uma ajudinha dos amigos e familiares.

 

--

Escrito por Saulo Chaplin