Blog

3 dicas práticas para decorar seu home office

3 dicas práticas para decorar seu home office

Tempo de leitura: 5 min.

Trabalhar em casa é uma realidade para muitas pessoas nos dias de hoje. Mais de um ano se passou e ainda enfrentamos o grave problema de saúde pública com o COVID-19, devido ao isolamento social o home office é a melhor alternativa para muitos profissionais seguirem trabalhando.

Home office é uma expressão em inglês, que na tradução em português significa “escritório em casa”, porém o termo já está inserido em nossa cultura assim como hotdog, marketplace, showroom, entre outras diversas palavras estrangeiras que utilizamos no dia a dia.

Você que já trabalha em casa ou está planejando ter um espaço para começar, separamos três dicas práticas para decorar seu ambiente home office. Veja até o final do post que temos uma dica super especial.

1 - Móveis e organização

A primeira dica é uma analogia que podemos fazer com um ambiente de trabalho normal em um prédio comercial, se você entra em um local e percebe que há bagunça, desorganização, móveis empoeirados, é bem provável que a impressão não seja boa.

O mesmo acontece na sua casa, quando você chegar no espaço do seu home office e ver a mesma situação, a produtividade e concentração certamente serão afetadas.

Então, separe um tempo para deixar tudo em ordem, ter um ambiente harmônico, limpo e organizado faz toda a diferença para um bem estar durante a jornada de trabalho.

Ainda falando sobre móveis, invista em seu conforto, muitas vezes para um trabalho home office você precisará de uma cadeira e uma escrivaninha, portanto dê uma atenção para esses dois ítens principais.

A cadeira é um ponto fundamental para a sua postura ao sentar-se, é possível encontrar cadeiras para escritório dos mais variados valores e modelos, procure por alguma que te proporcione conforto.

A escrivainha ou "desk" precisa atender as suas necessidades, portanto dependendo do seu orçamento é possível até mesmo montar uma com materiais reciclados, veja no modelo abaixo:

2 - Cores certas

A pintura das paredes do seu home office pode influenciar na sua produtividade, criatividade e até mesmo na sua concentração.

Dependendo do seu espaço, as paredes em sua volta podem mudar sua percepção a partir das cores escolhidas para pintura.

Cores mais claras, como branco, bege, cinza claro, são boas escolhas para aumentar a luminosidade do ambiente e também dar uma sensação de maior espaço. A cor amarela pode despertar mais criatividade e uma sensação alegre e viva. Portanto, separe um dia de folga e decore seu home office com novas cores.

Quer saber mais sobre a influência das cores na sua casa, veja esse post que falamos sobre o assunto.

3 - Iluminação

home office

A iluminação é fundamental para sua produtividade e percepção. Procure um espaço na sua casa que tenha a maior iluminação natural possível.

Primeiro que se você trabalha durante o dia, irá gastar menos luz elétrica e outra, ver a luz natural ajuda a manter o seu relógio biológico normalizado. Assim, é possível perceber o horário de anoitecer e a troca de luz natural é fundamental para o seu equilíbrio.

Mas mesmo assim, muitas vezes não é possível obter uma ótima iluminação natural dentro de casa, portanto escolher a posição da luz artificial e as cores são importantes.

Se o seu trabalho home office é em frente de um computador, para que seus olhos foquem o monitor não utilize iluminação ao entorno do monitor, posicione a luz atrás de você ou no teto, porém a lâmpada deverá ficar fora do seu campo de visão.

Outro recurso que está sendo muito utilizado são as fitas de led, com iluminação oculta, ou seja, assim você pode iluminar o entorno da sua escrivaninha e também o teto. A iluminação oculta proporciona conforto e elegância, sem prejudicar a sua atenção.

Evite usar lâmpadas de luzes quentes, amarelas por exemplo, pois são utilizadas para situações de relaxamento, muito comum em abajur de quartos e salas. As luzes quentes podem te induzir certa sonolência no horário de trabalho, portanto procure utilizar uma iluminação de cores brancas e azuis.

Dica bônus - Plantas, Actions Figures e Gadgets

home office

Separamos uma dica bônus para seu home office ficar ainda melhor! Pequenas decorações e alguns mínimos detalhes fazem a diferença.

Decore seu home office com plantas, uma ótima dica é utilizar cactos ornamentais, podendo colocá-los em cima da sua escrivaninha ou o mais próximo possível. Você sabia que o cactus absorve ondas eletromagnéticas? Essas ondas podem causar disfunções biológicas dependendo do nível de exposição.

Action figures e gadgets, esses termos são muito conhecidos pelo público “geek”, mas para entendermos melhor, action figures são bonecos de personagens fictícios como heróis de quadrinhos, filmes ou games. Já os gadgets são produtos eletrônicos tecnológicos, por exemplo: uma caneca com conexão usb para manter seu café quente.

Aproveite alguns espaços e decore com o seu estilo, além de alegrar o ambiente também pode ser um momento de distração e diversão, como regar suas plantinhas ou mudar a posição dos action figures.

E aí, pronto para começar seu home office? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe uma foto do seu home office conosco no Facebook ou no Instagram.

 

--

Escrito por Saulo Chaplin