Blog

Saiba quando chamar o síndico

Saiba quando chamar o síndico

Tempo de leitura: 3 min. 12seg.

O propósito do trabalho de um síndico é bem amplo. São diversas responsabilidades. Que vão das obrigações fiscais aos problemas sociais entre os moradores, todas as funções são deveres do mandato do cargo sindical.

O síndico tem uma forte influência no condomínio, suas ações são muito impactantes. Com um bom gestor é possível mudar para melhor todo um ambiente.

É interessante saber que o exercício do síndico tem limites dentro do condomínio. Não é por ser o representante eleito por aquela comunidade que ele pode fazer qualquer coisa.

Entretanto, esse perfil de síndico “ser o dono do condomínio” é coisa do passado. Hoje em dia, a vida em uma comunidade, exige cada vez mais um gestor transparente, empático e aberto ao diálogo.

Está previsto em lei, e mais precisamente o Código Civil, lista diversos deveres do síndico, como:

  • conservação e manutenção das áreas comuns do condomínio;
  • cumprir e fazer cumprir as regras e as decisões assembleares;
  • manter as contas do condomínio em dia;
  • solicitar cotações;
  • cobrar os devedores;

Além das obrigações legais que um síndico deve cumprir, existem muitas outras funções que são variáveis de acordo com o tamanho prédio. Como a contratação de funcionários e serviços terceirizados. 

Então, fique atento e participe das reuniões do prédio ou do condomínio. Exija transparência, prestações de contas e mostre-se interessado em ajudar também. 

Se estiver com dúvida nas ações realizadas pelo seu síndico, entre em contato com a Imobiliária Liony Carvalho que presta acessoria jurídica e poderá te auxiliar.

Escrito por: Saulo Chaplin / WD House