Blog

Quais são os documentos necessários para financiar um imóvel?

Quais são os documentos necessários para financiar um imóvel?

Tempo de leitura: 6min 30seg

Financiamento Habitacional

Você está procurando informações de como comprar um imóvel, certo? E, provavelmente já deve ter alguma ideia de onde quer morar. Porém, os valores de uma casa no Brasil não estão ao alcance de todos os cidadãos, mas graças ao financiamento habitacional podemos ter o sonho da casa própria.

Saiba quais são os documentos para financiar um imóvel: comprador Pessoa Física

Para financiar um imóvel é mais simples do que parece, basta estar com a documentação em dia. Veja abaixo a lista dos documentos necessários.

Documento de Identificação:

Carteira de Identidade (RG), em bom estado de conservação, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou documentos profissionais de órgãos classistas como OAB, CRM e CREA.

CPF:

Geralmente o número do CPF já está inserido em algum dos documentos de identificação. Caso contrário, é necessário o cartão do CPF  e também pode ser consultado no site da Receita Federal.

Estado Cívil:

Se caso solteiro, deverá apresentar a Certidão de Nascimento. Se casado, apresentar a Certidão de Casamento. Se estiver divorciado a Certidão de Casamento deverá estar averbada.

Comprovante de Endereço:

De preferência em nome do proponente, pode ser qualquer tipo de comprovante desde que seja recente (conta de luz, telefone, correspondência bancária, etc…).

Certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais:

Pessoas Físicas precisam fornecer a certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais. Pode ser imprimida no site da Receita Federal.

Declaração de Imposto de Renda:

Todos que não estejam no grupo de isenção do Imposto de Renda (IR) deve entregar a declaração completa do último período, inclusive com folha de rosto e recibo de entrega. Os isentos não precisam entregar nenhum outro documento.

Extrato do FGTS:

Caso você queira utilizar seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para ajudar a quitar o financiamento, também deve apresentar extrato original, datado, carimbado e atualizado do FGTS, emitido em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Carteira de Trabalho:

Todo assalariado precisa apresentar a Carteira de Trabalho entre os documentos para financiamento. Providencie também cópias da folha de rosto (a que tem a foto), da folha de classificação, do número do PIS, de todos os contratos de trabalho e da folha posterior ao último contrato.

Comprovante de renda:

Este é o documento que comprova que você realmente tem capacidade para assumir o pagamento mensal do financiamento. Com base nele será definido o valor da carta de crédito.

Com o comprovante de renda familiar, então, você pode somar a renda de todos os integrantes da família que trabalham ou que tenham renda formal.

Muito importante: geralmente, as prestações do financiamento não podem exceder 30% da renda familiar comprovada. Para cada situação, há uma maneira de comprová-la.

Documentos do imóvel a ser financiado:

  • Cópia simples do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano corrente;
  • Certidão negativa do IPTU;
  • Cópia simples e dentro da validade de 30 dias da matrícula do imóvel.

Atenção: é importante ressaltar que as listas de documentos para financiamento a serem apresentados podem ter algumas diferenças entre uma instituição financeira e outra. Portanto, não deixe de consultar a lista de documentação exigida pela que realizará o seu financiamento.

 

Escrito por: Saulo Chaplin / WD House