Blog

Mercadinho em Condomínio: Saiba mais sobre essa tendência

Mercadinho em Condomínio: Saiba mais sobre essa tendência

Tempo de leitura: 7min.

Você, morador de condomínio em Rio Grande, já pensou na possibilidade de fazer as compras em um mini mercado instalado dentro das dependências do seu prédio? Isso já é uma realidade! A instalação de lojas de conveniências e mercadinhos em condomínios é uma tendência no Brasil.

Ao mesmo tempo que oferece mais conforto e praticidade aos residentes do condomínio, esse serviço pode se tornar um meio de valorização do imóvel. Ficou interessado em saber mais? Continue lendo!

Mercadinho no condomínio: O que é e como funciona ?

De modo geral, a ideia de implementar um mercadinho em condomínio equivale à prática de colocar produtos à venda em alguma área comum do empreendimento. De alimentos a produtos de higiene, tudo pode ficar exclusivamente à disposição dos moradores num mercadinho que funciona 24h.

Um ponto interessante dessa modalidade de serviço é que, na maioria dos casos, ela é baseada na boa-fé dos compradores. Isso acontece quando o mercadinho funciona por meio do autoatendimento. O próprio morador escolhe os itens e faz o pagamento num tipo de caixa eletrônico ou por aplicativo.

Assim, não há necessidade de designar alguém para atender ou fazer a cobrança no caixa da loja. Esse modelo de venda é denominado “honest market”, que significa “mercado da honestidade”.

Uma outra coisa que você precisa saber sobre os mercadinhos, é que eles não geram despesas para moradores - exceto pelas compras - , podendo até mesmo gerar retorno financeiro para o condomínio. E mais: dependendo da empresa responsável, os custos de instalação não são cobrados.

Além disso, ao contratar este serviço, a administração do condomínio não precisa se preocupar em cuidar da loja, pois ela deve ser implementada e gerenciada pela empresa contratada. É essa empresa, fornecedora do serviço, que fica responsável por toda operacionalização, despesas, manutenção e reposição do estoque. Mas claro, isso tudo é um acordo entre o contratante e o prestador de serviço. Preste atenção nas condições de cada fornecedor e no que está previsto no contrato.

Quais são as vantagens de ter um mercadinho no meu condomínio ?

Se você está se perguntando se vale a pena ter um mercadinho no seu condomínio, a resposta é: Sim! Os benefícios deste serviço são muitos. Veja alguns deles:

Comodidade e praticidade: Suponhamos que você está preparando o jantar, quando percebe que esqueceu de comprar um ingrediente indispensável para a receita. Não seria super prático descer as escadas ou o elevador, ir até o mercadinho do condomínio e pegar tudo que precisa em poucos minutos?

E naquele dia cheio em que você sai do trabalho cansado, ter o privilégio de não se preocupar em passar no supermercado antes de ir para casa…É ou não é uma comodidade e tanto ?

Menos deslocamentos: Reduz a necessidade de deslocamento para fora do condomínio, o pode significar economia de gasolina e tempo, já que você vai fugir do trânsito e evitar esperar em grandes filas de supermercado.

Loja autônoma: A autonomia é uma característica forte da maioria dos mercadinhos em condomínio. Escolher os produtos à vontade, pagar e ir embora sem passar por nenhuma intervenção de vendedores, é um ponto bastante positivo e que conquista moradores. Nessa opção de investimento, a tecnologia é uma total aliada.

Segurança: Oferece mais segurança aos moradores, diminui a necessidade de transitar com dinheiro na rua e de percorrer longas distâncias carregando sacolas.

Não requer muito espaço: O mercadinho de condomínio é adaptável ao espaço que o empreendimento tem para oferecer. A disposição dos produtos pode ser feita de forma horizontal ou vertical, o que facilita até mesmo a utilização de pequenas áreas, como corredores. Para implementar um mercadinho no seu condomínio, o espaço certamente não será um problema.

Valoriza o imóvel e pode gerar lucro: Os benefícios também alcançam o próprio empreendimento. Colocar este serviço à disposição faz do condomínio um lugar mais moderno. Mesmo com outras áreas de lazer que já são comuns, como academia e salão de festas por exemplo, o mercadinho será visto como um grande diferencial para valorização do imóvel. E essa vantagem ainda se soma a outra ainda mais incrível: O mercadinho pode gerar lucro. Em algumas situações, é possível que o condomínio receba uma porcentagem das vendas.

Como instalar um mercadinho no meu condomínio em Rio Grande ?

Se você é síndico ou residente de algum condomínio em Rio Grande e ficou interessado em levar essa ideia para o lugar onde mora, fique atento ao passo a passo:

1- A primeira coisa a fazer para aderir a esse modelo de negócio é buscar por empresas fornecedoras especializadas. Pesquise e reúna algumas propostas e orçamentos diferentes.

2- Com orçamentos em mãos, é hora de apresentar a ideia aos moradores na reunião de condomínio. Proponha uma votação para saber se eles aprovam a ideia. Não esqueça de argumentar sobre todas as vantagens!

3 - Finalmente, com a proposta já aprovada, o condomínio deve designar um espaço comum para que a empresa faça toda a instalação do mercadinho. Pronto! A loja já é uma realidade perto de você!

Agora que já sabe das principais informações sobre os mercadinhos em condomínios, é hora de investir nessa ideia e ajudar a trazer essa tendência para Rio Grande. Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre as novidades do ramo imobiliário.