Blog

Loft, Flat ou Kitnet? Entenda qual a diferença e como surgiu cada estilo

Loft, Flat ou Kitnet? Entenda qual a diferença e como surgiu cada estilo

Tempo de leitura: 3min

O número de tipos de residências são muito maiores do que nós pensamos. Não temos apenas as opções de casas, sobrados ou apartamentos. Ultimamente, modelos de moradias mais compactas, como os lofts, os flats e as kitnets, estão fazendo sucesso entre as pessoas. Esses imóveis diferenciados combinam perfeitamente com muitos estilos de vida.

Seu condomínio está protegido do Coronavírus?

Mas chamamos esses imóveis de lofts, flats ou kitnets? Fizemos um guia para te ajudar a entender como surgiu cada estilo e escolher o melhor tipo de imóvel para sua necessidade:

Loft

O conceito de loft é totalmente único. Loft nada mais é do que um espaço com o pé direito muito alto em prédios industriais. A ideia do que é um loft começou ainda no século XIII, há muitos séculos, ainda em espaços rurais, geralmente nos mezaninos dos celeiros, locais que guardavam os fenos ou onde até mesmo os funcionários das fazendas moravam.

Na década de 50, na França, surgiram os primeiros lofts urbanos como conhecemos hoje. Eles começaram a ser popularizados na década de 60, em Nova Iorque, nos prédios industriais de bairros decadentes como o SoHo, que depois da chegada desses tipos de locações voltaram a ser apreciados, principalmente por artistas da cidade.

Flat

Os flats são apartamentos comuns, mas com algumas diferença marcantes. Enquanto um apartamento comum tem marcações padrões entre cômodos e todos os apartamentos do mesmo prédio seguem esse padrão, os flats podem diferenciar entre si pelas marcações, podendo ser cada um de um jeito. Fora que os flats contam com serviços de quarto como os hotéis. Eles apareceram por aqui no Brasil nos anos 70, mas se popularizaram na década de 80, dando um avanço muito grande para o mercado imobiliário da época.

Casa ou Apartamento? Veja os prós e contras

Kitnet

Em tempos de muita população em cidades grandes, os kitnets se tornaram indispensáveis para algumas pessoas, principalmente para solteiros ou casais sem filhos. Kitnets nada mais são do que pequenos espaços, que consistem praticamente com todos os cômodos em um só na grande maioria das vezes. Os valores baixos e a praticidade pelo tamanho fez com que eles façam bastante sucesso, principalmente entre os mais jovens.

 

Escrito por: Nicolas Castro / WD House