Blog

4 Dicas para criar um jardim suspenso

4 Dicas para criar um jardim suspenso

Tempo de Leitura: 5 minutos.

O que é preciso para ter um jardim suspenso? Apenas um pequeno espaço.

O que é um jardim suspenso? No conceito literal do termo, é realmente suspender vasos com plantas, criando assim um jardim suspenso. Porém, a ideia geral é aproveitar verticalmente um espaço na casa, podendo também colocar os vasos presos na parede ou em painéis.

Os jardins suspensos são uma ótima opção de decoração, aliado à uma prática de cultivo e sustentabilidade.

Arrumar um espaço em casa para cuidar de plantas têm se tornado muito comum e terapêutico nos últimos tempos. O fato das pessoas permanecerem mais dentro do lar, fez com que procurassem meios de ter algum contato com a natureza.

Veja agora, 4 dicas que separamos para você ter ideias de como decorar sua casa com um jardim suspenso e confira também todas as imagens que encontramos no Pinterest, com os melhores exemplos:

1 - Pátios e Quintais

Nossa primeira dica é para imóveis que possuem áreas externas tanto na frente quanto no interior. Pátios e quintais podem variar muito de acordo com o tamanho da casa.

Para pátios da frente, onde há rua movimentada com carros e pessoas, o jardim vertical funciona como uma barreira de ruídos. Pois as plantas minimizam a poluição sonora também.

Então, para um jardim suspenso na frente de casas com ruas movimentadas as trepadeiras são uma ótima escolha.

No interior, como no pátio dos fundos, também tudo depende do espaço e do estilo da casa. Com varandas e alpendres uma ótima ideia criar jardins suspensos ao longo ou em apenas uma única coluna vertical. Neste caso, as opções para o seu jardim, podem variar de acordo com o tempo de exposição ao sol.

2 - Jardim de inverno

Um espaço no interior da casa, como uma pequena área sem muita exposição ao sol, é chamado de jardim de inverno, um local que pode ser muito bem decorado com diversas plantas, tanto no chão quanto na vertical ou suspenso ou na parede.

As plantas mais recomendadas para este tipo de local são as suculentas, palmeira-ráfis e samambaias. Além de outras que se adaptam bem em locais sem sol ou pouco sol.

3 - Janela

Aproveitar o interior da casa próximo a janela com um jardim suspenso traz um colorido e dependendo das plantas escolhidas, ainda perfumam o ambiente.

Ao utilizar um jardim suspenso próximo à janela, se houver cortina ou persianas, a função de abrir todos os dias para pegar iluminação natural, é fundamental.

Uma ótima oportunidade é colocar um jardim suspenso na janela da cozinha com temperos. Além da linda decoração se torna prático e muito saudável, sem falar que s

4 - Varanda ou Sacada

Para quem mora em apartamento ou em casas com varanda, esses locais geralmente são arquitetados em posições solares com maior período de exposição. Muitas vezes servem de proteção das paredes, reduzindo o tempo de contato com o sol, fazendo com que em dias quentes não esquentem ainda mais o interior da casa.

Portanto, um jardim suspenso nessas áreas é ideal para aproveitar o sol e também proteger as paredes do calor.

Dependendo do ângulo da casa e também das construções vizinhas, pode ser que a varanda ou sacada, não tenha recuo o suficiente onde as paredes da casa ficam muito tempo expostas ao sol. Nesses casos, a dica é utilizar um jardim suspenso no estilo de grade por toda a parede.

Dica Bônus

Jardim requer alguns cuidados, seja um jardim suspenso ou no chão. Ainda que seja possível utilizar recursos automatizados, com um dispositivo para regar em uma determinada hora, ou até mesmo um gotejador artesanal com material reciclado.

Para você ter sucesso com seu jardim suspenso procure utilizar um substrato de qualidade nos vasos e também manter longe de pragas e insetos.

Porém, uma das coisas mais importantes é a escolha correta da espécie da planta para o local de exposição à luz natural.

Para finalizar, que tal ter uma horta orgânica em casa com um jardim suspenso? Então, confira abaixo uma lista de espécies que você pode cuidar e que se adaptam muito bem em vasos pequenos e em jardins suspensos.

Para criar uma horta dessas, você encontra sementes nas redes de supermercados, ou também pode fazer uma muda do que você comprar na feira.

Confira a lista das mais comuns e cultivadas em jardins suspensos:

  • Alface
  • Agrião
  • Cebolinha
  • Coentro
  • Rúcula
  • Salsa

Ah, agora sim, se você ficou aqui até o final, veja bem que é possível cultivar até morangueiras em um jardim suspenso.

Gostou das nossas dicas de como criar um jardim suspenso? Acompanhe nossas redes sociais no Instagram e Facebook para ficar por dentro de mais novidades sobre casa e decoração.